quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PADRE CARLOTO FERNANDES DA SILVA TÁVORA

Por Mauro Luiz Senra Fernandes





Ele nasceu na Fazenda Boa Altura, no município de Jaguaribe Mirim, no alto sertão do Estado do Ceará e pertencia a uma das mais importantes famílias de seu Estado Natal.

Ordenou-se padre em 7 de julho de 1888, Carlos Fernandes da Silva Távora foi Sacerdote em Além Paraíba de 1897 a 1918 quando foi transferido para a cidade mineira de Juiz de Fora, em substituição aos padres alemães que, neste posto, se encontravam por ocasião da I Grande Guerra.

Graças às virtudes e talentos que ornavam a sua pessoa, em 1920, tornou-se o primeiro Bispo de Caratinga.

Foi um vigário de forte personalidade e muito ativo, ficou conhecido como Dom Carloto e cuidou da Paróquia de São José de Além Paraíba com muito zelo.

Nunca gostou de misturar política com a religião e que a religião deveria ficar sempre acima das competições pessoais.

Um marco que existe até os dias atuais em Além Paraíba, são as palmeiras que existiam e algumas que resistem até ao tempo em frente à Igreja Matriz de São José, que foram plantadas por ele e que sempre foram chamadas de “Palmeiras de Dom Carloto”.

Em 1933 ele foi vitima de um desastre de automóvel, na Rua Marquês de Abrantes,no Rio de Janeiro, próximo a residência de seu irmão, Dr. Belizário Távora, onde se achava hospedado, veio falecer no dia 27 de novembro de 1933.

O corpo do ilustre príncipe da Igreja Católica foi encomendado por S. Eminência Dom Leme e foi sepultado no Cemitério São João Batista, no município do Rio de Janeiro.

Praça Cel. Breves, onde se vê a Igreja Matriz de São José e as Palmeiras de Dom Carloto

Dom Carloto Fernandes da Silva Távara era tio de Juarez do Nascimento Fernandes Távora - foi um militar e político brasileiro, filho de sua irmã Clara Fernandes da Silva Távora e Joaquim Antônio do Nascimento.
Em 1954 foi um dos líderes da articulação política que resultou no suícidio de Vargas, no ano seguinte candidatou-se a presidência da República pela UDN perdendo nas eleições para Juscelino Kubitschek


As Palmeiras de Dom Carloto em Além Paraíba

Fonte: Diocese de Caratinga: 94 anos, Jornal Além Parahyba de 3 de dezembro da 1933 e a Revista Comemorativa do Centenário da Matriz de São José

Um comentário:

  1. Oi Boa tarde! Porque não estou conseguindo encontrar nada sobre a familia curtir larcem ou Larcem curtir que também foram donos da fazenda Conceição e de uma olaria de tijolos em Tapijara ai em Alem Paraiba mg acho que tinham também algo a ver com uma ceramica d' angelo por favor me ajude família sr Roberto larcem curtir sr Gilda filhos Alice Eugenio e Angela o sr não tem nada sobre eu preciso encontrar alguém deles que ainda esteja vivo

    ResponderExcluir