sábado, 19 de maio de 2012

ANGUSTURA CENÁRIO DE NOTÁVEIS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS

Por Mauro Luiz Senra Fernandes 




Ana Margarida, Silva Jardim e o filho mais velho, Antônio
Acervo; Coleção Artur Cerqueira
 
Esta pitoresca Vila, dotada de uma natureza privilegiada, clima salubre, água serrana e cristalina, hospitaleira e sorridente, gente laboriosa, simples e religiosa – é o berço de cidadãos que têm ocupado postos de destaque no Município, no Estado e na Federação, gerou para seu orgulho um dos maiores jurisconsultos do país, cujos tratados de Direito são conhecidos e servem de normas para muitas comarcas das Américas e da Europa.

Os diletos leitores sabem a quem me refiro – Nelson Hungria – Além de seus filhos eminentes Angustura de outrora foi palco de visitantes ilustres. Dentre estes, destaca-se em primeiro plano, a honrosa visita do grande republicano Silva Jardim, em 14 de março de 1889, poucos meses antes da queda do Império.

Antônio da Silva Jardim, o grande republicano fluminense, em 1882, com apenas dezenove anos colava grau em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Além de ser um tribuno de largos recursos retóricos, foi também um primoroso escritor.

Além de brilhantes discursos, pró advento da República, escreveu Silva Jardim: O General Osório, Critica de Escada Abaixo; Memórias e Viagens; Campanha de Um Propagandista; A Gente do Mosteiro; Idéias de Moço, etc.
  
Por ironia do destino, o extraordinário republicano, quando visitou a Itália durante uma erupção do Vesúvio, foi tragado impiedosa e tragicamente pelas larvas vulcânicas – dois anos antes de sua morte prematura ele visitou Angustura. 

Angustura foi no passado cenário de notáveis acontecimentos históricos.

 
Dr. Nelson Hungria


Fonte: A Voz de Angustura - texto adaptado do Professor J.B. Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário